Direito Autoral

Compositor de “Pense em Mim” entra com processo contra Leonardo

Autor de sucesso dos anos 1990 pede R$ 600 mil em direitos autorais da música.

No Melhor da Tarde desta terça-feira, 28, o colunista Rafael Pessina contou que o autor da música Pense em Mim está processando o cantor Leonardo. Fenômeno dos anos 1990, a música hoje é um dos grandes clássicos sertanejos e não foi composta pela dupla Leandro e Leonardo.

“O Leonardo viu essa música nos anos 1980, no Clube do Bolinha“, contou Pessina. De acordo com o colunista, o sertanejo foi atrás do autor da música e pediu para regravá-la. O autor deixou e Pense em Mim se tornou um sucesso nas rádios. “O que passa é que agora, 35 anos depois, o autor da música entrou com processo e pediu indenização porque não tem nada por escrito. Foi tudo apalavrado”, explicou.

O valor pedido para indenização é de quase R$ 600 mil pelos direitos da música e uma audiência está marcada para o dia 4 de agosto. Sobre o processo ser 35 anos depois, Pessina explica: “O que ele alega é que era muito humilde, não tinha instrução, na época foi muito pressionado e por isso que cedeu. Ele não sabia que a música seria esse fenômeno”.

A apresentadora Cátia Fonseca chamou a atenção sobre o perigo de não ter contratos. “Por isso tem que fazer qualquer bobagem que seja tudo por escrito. Hoje em dia a gente já aprendeu. Faz tudo direitinho por escrito, leia e releia pra ter certeza que está tudo escrito de um jeito que você entenda”, aconselhou.

Fonte: Site UOL – 28/04/2020